domingo, 12 de fevereiro de 2012

Madeira e Arte

Créditos MBSilvicultura
Desde os primórdios até aos nossos dias, o homem vem aperfeiçoando as técnicas e a arte de trabalhar a Madeira.

A Madeira esteve sempre ao alcance do homem, que com sua imaginação soube tirar proveito dela para a execução de inúmeros objetos e produtos, sendo um dos primeiros materiais utilizados para sua defesa, e ainda para se aquecer, cozinhar, iluminar ambientes, construir abrigos, jangadas e barcos.

Em nossos dias, além de um material de grande utilidade, ela é a fonte de muitos produtos usados na indústria; óleos essenciais, colas, resinas, tintas, ácidos e outros, sobretudo na obtenção do papel, sendo um dos grandes responsáveis pelo avanço da civilização.

Outra funcionalidade da Madeira é o seu uso na confecção de peças que são verdadeiras obras de arte.

Créditos História das Artes Visuais


Na África por exemplo, a Madeira é o material mais utilizado para confecção de máscaras, muito importante na arte africana para uso em rituais e funerais, e também de esculturas em múltiplas figuras que servem de atributo às divindades.





Créditos Portal da Arte

Créditos Geledes

Esta semana, depois da minha postagem Adoçando a Vida com Limão, consegui contatar a Gláucia que dividiu comigo sua nova paixão em trabalhos manuais: Caixas Personalizadas em MDF.


MDF  significa Medium Density Fiberboard, traduzindo: Fibra de Média Densidade. Ele é produto conhecido mundialmente e ecologicamente correto, sendo um painel de fibras de madeira de composição homogênea em toda a sua superfície como em seu interior.


Desde que conheci a Gláucia, ela sempre compartilhou seus bordados (foi ela que me deu dicas para fazer o vagonite), suas experiências gastronômicas (ela faz um Empadão de Frango muito bom!!!) e seus momentos inspirativos (ela decorou uma caixa em papel para me presentear no amigo oculto, foi um prazer ter sido sorteada por ela). Ela não sabe, pois há muito não nos vemos, mas até hoje tenho a caixa e ela é minha parceira constante nos meus trabalhos manuais, onde guardo minhas linhas, agulhas e peças cortadas em feltro para costurar.

A seguir fotos das Caixas Personalizadas em MDF feitas com muito zelo e inspiração por Gláucia.
São LINDAS!!! Parabéns pelo trabalho!!

By Gláucia Miranda

Esta é a própria: By Gláucia Miranda

By Gláucia Miranda

By Gláucia Miranda

By Gláucia Miranda














Visite meu ÁLBUM DE FOTOS.





Nenhum comentário:

Postar um comentário